IAxplore

Inteligência Artificial pode impactar negativamente a educação básica?

A dependência excessiva da IA ​​na educação é contraproducente, impedindo potencialmente os processos cognitivos cruciais para o desenvolvimento intelectual e criativo. Na educação, o objetivo não é simplesmente acumular informações, mas desenvolver habilidades analíticas, de síntese e de aplicação

É interessante compreender que a IA é um sofisticado coletor de informações. Na falta de consciência e autoconsciência, a IA é uma ferramenta para processar grandes quantidades de dados, identificar padrões e fazer previsões com base nas informações existentes. Nenhum conteúdo inédito é gerado por ela, logo os dados são baseados em informações previamente disponibilizadas.

A IA pode ser usada como uma ferramenta para melhorar a aprendizagem, veja alguns exemplos:

Auxiliar os professores

A automatização do trabalho administrativo rotineiro e repetitivo no ensino abre mais tempo para os educadores se concentrarem em tarefas criativas, como a concepção curricular e, claro, nos aspectos educativos essenciais da interação interpessoal.

Refinar avaliações

Aprendizado de máquina e análises baseadas em IA pode permitir que os sistemas educacionais sejam mais ágeis e responsivo às necessidades imediatas do aluno. transformando fundamentalmente as atuais abordagens lineares e defasadas de aprendizagem avaliação em soluções prontas para o futuro, responsivas e modelos dinâmicos. Conjuntos de big data podem ser analisados não apenas para respostas corretas ou incorretas, mas também, para compreender padrões mais amplos de  sistemas educativos.

Aumentar o letramento digital

Incentivar o letramento digital em IA entre os alunos desenvolve competências valiosas para navegar nos aspectos cada vez mais orientados pela IA do mercado de trabalho do futuro, proporcionando uma vantagem competitiva e maior versatilidade nos seus percursos profissionais.

Personalizar aprendizagem

A IA também pode apresentar materiais em diversas modalidades para atender a diferentes necessidades visuais, auditivas e físicas. Os algoritmos podem não apenas personalizar o conteúdo, mas também ajustar o ritmo, a dificuldade e o estilo de aprendizagem dependendo do desempenho, comportamento e preferências do aluno. Com base em padrões de dados, a IA pode prever desafios de aprendizagem, identificar lacunas e criar jornadas de aprendizagem personalizadas, analisando dados de tendências e o histórico de aprendizagem, preferências e desempenho dos alunos. 

Saiba mais sobre as recomendações do uso de Inteligência Artificial na educação.

em 2019, a Unesco publicou o Consenso de Pequim sobre Inteligência Artificial e Educação, o primeiro documento a fornecer recomendações sobre a melhor maneira de aproveitar as tecnologias de IA para o ODS 4 da Agenda Educacional 2030. 

Skip to content